Blog

Qual o Custo mais Importante na sua Empresa?

Custos diretos e indiretos

Muitas empresas desconhecem seus gastos e ficam em dúvidas sobre onde e quanto reduzir custos em situações de crise. A primeira resposta que se deve procurar é a da seguinte pergunta: qual o custo mais importante da empresa?

Para isso, tudo precisa ser medido tendo como objetivo a identificação dos custos diretos e indiretos que se relacionam com a produção, por isso o primeiro passo é investir em controles que possam agilizar o dimensionamento de todas as atividades que cada recurso realiza dentro do ambiente corporativo.

Esses controles podem estar diretamente ligados à produção ou não, nesse último caso, setores administrativos e comerciais. Existem ainda atividades que agregam ou não valor ao seu negócio e são separadas em quatro tipos:

  • As que agregam valor, e que podem ter impacto no cliente: essas atividades são geradas principalmente por uso de tecnologias mais eficientes que criam alterações na estrutura de seus produtos.
  • As que agregam valor, porém não tem impacto no cliente: como investimentos em publicidade que vão potencializar a marcar, mas não irão afetar a estrutura de produtos.
  • As que não agregam valor, porém são necessárias: essas atividades são realizadas pelo pessoal administrativo e que controlam dados sobre tudo o que acontece no negócio.
  • As que não agregam valor, e que não são necessárias: essas atividades devem ser eliminadas o mais rápido possível.

Atualmente conseguir medir o tempo gasto em cada atividade é um diferencial para qualquer organização, pois ao fazê-lo diminui-se os processos manuais e por consequência, acaba-se investindo em novas tecnologias evitando retrabalhos e melhorando a padronização do processo de fabricação.

Custos fixos e variáveis

Existe ainda a necessidade de dimensionamento de custos fixos e variáveis. Isso porque, muitas vezes os custos fixos ficam extremamente altos quando não existem produção ou receita para suprir os índices recomendados de eficiência.

Ou seja, no pico de produção os custos fixos são utilizados em sua plenitude, porém em períodos de sazonalidade baixa são ineficientes, esses então devem ser convertidos em custos variáveis, necessitando manter apenas o ponto de equilíbrio dos custos.

No geral o custo de insumos e mão de obra são os mais importantes para a empresa, pois tratam-se de custos variáveis e fixos respectivamente e juntos representam cerca de 70% dos custos da empresa, por isso entender cada atividade do processo é muito importante para medir onde pode ser melhorado.

E por fim, todo o conjunto de custo deve ser visto isoladamente levando em consideração suas características como: gastos com insumos, mão de obra, manutenção e entre outras; porém, de forma interligada quanto à sua aplicação. Logo, as unidades de centros são fundamentais para isolar e interligar cada etapa do processo de fabricação.

Peres Jean Coturi
administrator
Professor Acadêmico e Consultor, com vasta experiência em Implantação de Controladoria e soluções de Business Intelligence e Analytics. Graduado em Administração de Empresa; MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA); MBA em Agroenergia pela Esalq-USP; MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.