Blog

Como Devemos Definir a Apuração dos Custos de Produtos e Serviços?

Tipo de Negócios

Existem vários tipos de negócios e cada qual com suas peculiaridades em relação à apuração dos custos, uma vez que vários estilos e métodos de processos ou metodologias de execução são implantadas em cada tipo de negócio.

Esses critérios muitas vezes estão associadas as experiências de seus acionistas ou gestores, com a maior partes deles estão ligados a execução acabam sendo configurados para produção e não para custeios.

Os custeios estão diretamente ligados aos modelos de controles adotados no negócio, o que regularmente não são priorizados, porém de eximia importância para análise de lucratividade, retorno e preço de venda.

Árvore de Decisão

Uma dica de extrema importância é a construção do que chamamos de “árvore de decisão”, ou frequentemente adotado de “centros de custos”, “objetos de custos” ou até centros de responsabilidade.

Esses cadastros são como “caixas” que recebem gastos de diversas classificações, como: mão de obra, materiais, máquinas e entre outros.

Ao configurar de forma errada essa árvore de decisão, acaba-se por prejudicar a tomada de decisão, isso pelo motivo de inúmeras dessas decisões buscarem suas respostas na correta apropriação de gastos e classificação de gastos.

Esses processos devem ser acompanhados a todo momento pela controladoria, e ajustadas para que não prejudique a tomada de decisão, treinamentos e adoção de instruções de trabalhos “IT” são indicados para melhoria contínua.

Tipos de Controles

Conforme a configuração da árvore de tomada de decisão, controles são implementados para gerar informações que servirão de critério de distribuição de custos, isso porque parte de cada setor, processo, atividade são absorvidos por produtos e serviços.

Para empresas prestadoras de serviços os controles necessários a serem adotados são o controle de horas trabalhadas, quais estão associadas a abertura de ordens de serviços.

Já para empresas industriais diversas são as necessidades de implementação de controles, isso dado que indústrias adotam formas de produção em sequência, que acabam necessitando de tecnologias diversas. Por exemplo, enquanto uma indústria utiliza vapor para produzir um determinado produto, outra utiliza energia elétrica.

Entretanto, cada etapa de processo deve ter medidores de vazão, temperatura, energia, número de peças, horas trabalhadas, água utilizada e outros. Esses valores de medida são utilizados para distribuição de custos entre diversas atividades do negócio, até se consolidarem aos produtos gerados.

Custos e Resultados

Após os critérios de classificação bem adotados, medições e controles, a apuração de custos é consequência dessas configurações, pois utilizam-se desses meios para se chegar ao custo de cada setor, processo, atividade, produtos ou serviços.

O melhor método de apuração de resultados é o Custeio ABC (custos baseados em atividades), o qual permite precisão na alocação de custos e facilidade na rastreabilidade, porém um software de custeio é recomendado visto que os ERPs, não são configurados para esse tipo de tarefa.

Após os custos apurados, o resultado é consequência da subtração das receitas e os custos, portanto a parte mais difícil de toda gestão de resultados, está nas escolhas que permitirão uma correta forma de custeio e que facilitarão a tomada de decisão.

Peres Jean Coturi
administrator
Professor Acadêmico e Consultor, com vasta experiência em Implantação de Controladoria e soluções de Business Intelligence e Analytics. Graduado em Administração de Empresa; MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA); MBA em Agroenergia pela Esalq-USP; MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.