Blog

A Importância da Administração Financeira

A administração financeira acontece na análise correta do saldo de caixa, valores de estoques das mercadorias, contas a pagar e receber, volume de despesas fixas e financeiras.

Além disso, ajuda o empresário obter total controle sobre seu fluxo de caixa.

No entanto, há outros fatores para identificar a real situação da empresa e consequentemente saber tomar as melhores decisões:

  • Saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais pelo demonstrativo de resultados;
  • Saber calcular corretamente o preço de venda, assim conhecendo seus custos e despesas;
  • Conhecer o volume e origem dos recebimentos e pagamentos, elaborando um fluxo diário, isso permitirá antecipar negociações e dificuldades financeiras;
  • Elaborar o balanço patrimonial e análise financeira dos demonstrativos, facilitando a necessidade de captação de recursos e verificação dos indicadores;
  • Saber exatamente o quanto se pode retirar de pró-labore para não inchar as despesas fixas;
  • Manter um pró-labore compatível com o cargo executado sem tirar mais dinheiro do resultado da empresa;
  • Administrar corretamente seu capital de giro, definindo os ciclos financeiros de suas operações, isso facilitará a determinação das condições de pagamentos para seus clientes.

Mais fatores importantes

Existem outros fatores que o empresário consegue trabalhar a partir do momento que entende a importância de analisar a movimentação financeira.

Como por exemplo: identificar desperdíciosgargalosoportunidades e melhorias.

Depois disso, o empresário percebe que é possível desenvolver e implementar um planejamento financeiro, do qual poderá aumentar a autonomia e o sucesso das finanças do próprio negócio.

Logo o planejamento financeiro ideal deve determinar a projeção mínima de um ano das informações gerenciais com fluxo de caixa, incluindo o demonstrativo de resultados e o balanço patrimonial.

Em conclusão, tais fatores ajudarão o empresário antecipar possíveis necessidades e prejuízos e tomar as devidas decisões para evitar tais problemas.

E você, fez o planejamento financeiro desse ano? E já começou o planejamento financeiro do próximo ano? Caso ainda não, corre que ainda dá tempo.

Caso não saiba por onde começar a Custec pode te ajudar nisso. Entre em contato conosco que teremos o prazer em atendê-lo.

Concorda com os fatores importantes para o planejamento? Deixe um comentário, o debate será divertido.

Sobre o Autor:

Peres Jean Coturi

Sócio fundador da VA Control & Performance e Custec – Tecnologia para Gestão de Custos e Resultados. Professor Acadêmico e Consultor, com vasta experiência em Implantação de Controladoria e soluções de Business Intelligence e Analytics.

Graduado em Administração de Empresa; MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA); MBA em Agroenergia pela Esalq-USP; MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.

Peres Jean Coturi
administrator
Professor Acadêmico e Consultor, com vasta experiência em Implantação de Controladoria e soluções de Business Intelligence e Analytics. Graduado em Administração de Empresa; MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA); MBA em Agroenergia pela Esalq-USP; MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.