Blog

A importância da Controladoria e Tecnologia na tomada de decisão

Setor de Tecnologia da Informação

As empresas precisam investir em tecnologia da informação. Isso porque, a tecnologia tornou-se uma grande aliada para qualquer negócio, além de abranger todas as áreas.

A tecnologia pode proporcionar automatização de funções e processos, agilidade nas tarefas, integração das áreas, organização e disponibilidade das informações, viabilidade de análises, mensuração de desempenho, comunicação em rede, comercializações globalizadas, interligação dos negócios à internet (e-business) e outros benefícios; dos quais transformaram e continuam transformando o mundo corporativo trazendo novas soluções que moldam e evoluem um mercado cada vez mais desafiador.

É importante saber utilizar a tecnologia a seu favor, pois muitas vezes as pessoas utilizam ferramentas inadequadas que poderiam servir a outros propósitos, isso gera prejuízo sobre processos e rotinas.

Setor de Controladoria

Controladoria tem um papel muito importante para que o fluxo de informação se torne adequado, porque este por sua vez preocupa-se em assessorar a gestão para atingir os objetivos do negócio.

É por meio do controle centralizado, integralização das áreas e verticalização da gestão econômica que a Controladoria faz cumprir sua maior especialidade: otimizar seus resultados.

Resultados providos de metas e condições previamente estabelecidas, advindas de tomadas de decisões exclusivamente para atender um único foco da Controladoria: agregar valor ao negócio.

Todas as repostas já devem estar prontas antes mesmo de serem perguntadas, esse fluxo procura antecipar todas as principais decisões que são baseadas em informações históricas ou projetadas.

Portanto, a Controladoria e a Tecnologia da informação são duas áreas que não podem trabalhar individuais. a Controladoria possui o conhecimento necessário para que as informações possam chegar na hora certa e para as pessoas certas, já a TI possui as ferramentas para que isso aconteça de forma segura e rápida.

Cooperação e Participação

Ambos operam atrelados aos interesses da continuidade do negócio, uma vez que contribuem no desenvolvimento das atividades da empresa conectadas à visão estratégica, liderança, implantação de melhorias e eficácia nos processos.

É notável o trabalho convergente entre a Tecnologia de Informação e a Controladoria cumprindo um papel importante e decisivo para sucesso, sem o alinhamento dessas duas áreas dificilmente ambas irão cumprir seu objetivo.

Espera-se dos profissionais de Controladoria, que são responsáveis pelo fornecimento e gestão dos sistemas de informações e do controle e avaliação de desempenho da empresa, mais do que simplesmente conhecimento em tecnologia.

Tais profissionais precisam participar colaborativamente com a área de Tecnologia de Informação, do processo de gestão da informatização da empresa, acredita-se que futuramente essas áreas tendem a convergir pelo interesse comum na gestão das informações.

Muitos Controllers veem a necessidade de evoluir seus conhecimentos para a Tecnologia de Informação, pois uma das melhores formas de redução de custos é através de melhoria nos fatores tecnológicos, tanto operacional quanto administrativo.

O TI e a Controlaria devem garantir que todas as informações sejam organizadas de forma adequada, mantendo-as em um Business Intelligence com conexão um painel de indicadores que permita rapidamente ao gestor tomar uma decisão.

Além do mais a Controladoria deve participar na melhoria de processos e elaboração de procedimentos que garantam mais ganhos de valor para a empresa.

Então, você também concorda que a Controladoria e TI precisam andar de mãos dadas? Deixe um comentário, acredito que o debate será muito construtivo a todos.

Peres Jean Coturi
administrator
Professor Acadêmico e Consultor, com vasta experiência em Implantação de Controladoria e soluções de Business Intelligence e Analytics. Graduado em Administração de Empresa; MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA); MBA em Agroenergia pela Esalq-USP; MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.