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Qual a Diferença entre Apuração, Controle e Gestão de Custos?

Apuração, Controle e Gestão de Custos

Falar de custos vai muito além de apenas saber o quanto se gastou com a produção de um determinado produto ou serviço, ou qual foi o valor dos custos no final do mês.

Também é preciso entender as várias óticas sobre essas informações e principalmente como aplicá-las no dia a dia.

Você sabe qual é a diferença entre apuração, controle e gestão de custos?

Entre estes três tópicos existem grandes diferenças, que podem até esclarecer muitas dúvidas existentes para alguns gestores. E claro, estes assuntos andam lado a lado na contabilidade.

É de conhecimento de todos que a finalidade primária da contabilidade (no geral) é gerar informações úteis aos seus usuários. E não seria diferente na denominada “contabilidade de custos”.

A contabilidade de custos é utilizada para identificarmensurar e informar os custos de produtos ou serviços.

Em outras palavras, a contabilidade de custos tem por finalidade gerar informações precisas e ágeis para a administração, auxiliando na tomada de decisões em diversos níveis gerenciais, sendo este o seu diferencial.

Apuração de Custos

A apuração de custos é o processo habitual de mensurar os gastos efetuados na fabricação de bens ou de prestação de serviços.

E podem ser superficialmente representados pelos fatores utilizados na produção como matérias-primas, material secundário e materiais auxiliares de produção. Dessa forma forma, incluem salários e encargos sociais, energia elétrica, água e outras utilidades aplicadas no processo produtivo.

Logo, feito isso temos então a apuração, que é saber ao final do período quanto se gastou para produzir determinados bens ou serviços.

Essas informações são coletadas dos diversos setores que contribuem para os gastos por centros ou direcionadores de custos.

Controle de Custos

Já o controle de custos é uma tarefa um pouco mais voltada para o efetivo controle do que e como que se gasta, vai além da simples apuração.

Acredita-se que um dos primeiros passos para um bom controle de custo seja separar adequadamente os gastos auferidos pela empresa, como: custo de produção, custos indiretos, custos diretos, despesas e muitos outros; em síntese elencar corretamente os custos fixos e variáveis.

Elencar e classificar os custos da empresa corretamente é de extrema importância, pois, está tarefa fará com que você possa começar a controlar seus custos de maneira geral. Isso faz com que a empresa se torne mais eficaz e competitiva evitando desperdícios e investimentos desnecessários.

Outro meio de controle de custos é através da elaboração do planejamento orçamentário, criando cotas de gastos, e sendo analisadas diariamente.

Há ainda o controle através de indicadores importantes que são chamados de KPIs (Key Performance Indicator – Indicadores-Chave de Desempenho), este devem ser avaliados quanto a sua sensibilidade e ciclicidade de acompanhamento.

Em síntese, o controle de custos tem por finalidade o fornecimento de informações antecipada, evitando o desvio do planejamento e que contribuem para aumentar na lucratividade da empresa.

Gestão de Custos

A gestão de custos, vem se mostrando de extrema importância para garantir a saúde financeira de uma empresa, ela está totalmente ligada as duas tarefas já citadas a cima. Isso porque, serão através delas que serão extraídas as informações necessárias para efetivamente se fazer a gestão dos custos da organização.

A gestão de custos está ligada a administração dos recursos disponíveis na organização, para alcançar os objetivos de produção ou prestação de serviços de forma efetiva, eficaz e eficiente.

Na sua essência a boa prática de gestão de custos permitirá aos gestores visualizar novas oportunidades de investimento, saber quais atividades agregam valor, quais práticas estão sendo realizadas de forma incorreta e como aumentar a margem de contribuição e outras.

Nesse momento a empresa deixa de simplesmente gastar e começa a transformar o dinheiro em rentabilidade, mas para tudo isso só acontece com tomada de decisão, almejando sempre a melhoria de performance.

Portanto, o entendimento da apuração, controle e gestão de custos permitem que a organização busque ferramentas adequadas para aplicação de cada um.

Peres Jean Coturi
administrator
Professor Acadêmico e Consultor, com vasta experiência em Implantação de Controladoria e soluções de Business Intelligence e Analytics. Graduado em Administração de Empresa; MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA); MBA em Agroenergia pela Esalq-USP; MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.