O que são KPIs?
Os Indicadores-Chave de Desempenho, também conhecidos como KPIs – Key Performance Indicators, são ferramentas de gestão usados para verificar o nível de desempenho ou de sucesso de uma organização em uma meta específica ou geral, contribuindo para o acompanhamento de forma sistemática dos objetivos, a fim de que os gestores possam verificar se estão no caminho certo.
Em geral, agem como um conjunto de indicadores que medem a performance de uma organização em suas áreas de atuação. Funcionam como um meio de comunicação interno (quando voltado à gestão), onde veiculam-se dados com o objetivo da descoberta de quais são as etapas menos produtivas de uma cadeia de serviços internos e externos e tornam-se fundamentais para ganhar maior competitividade no mercado.
Eles podem representar diversos objetivos, alguns exemplos são:
- Grau de desempenho.
- Grau de produtividade.
- Grau de satisfação dos clientes.
- Qualidade de vida dos funcionários.
- E outros.
E os favoritos do mercado:
- Indicadores de dados financeiros.
Lembrando que cada organização deve buscar indicadores para auxiliar na gestão do seu negócio, mantendo-os atualizados permitindo um acompanhamento real de suas informações. O qual resulta em um melhor fluxo de informações capazes de orientar a tomada de decisão, atribuindo a estas maior assertividade e qualidade.
De forma resumida, para começar a usar os KPIs o gestor de uma organização deve trabalhar previamente para definir objetivos, metas a serem alcançadas, os meios para se alcançar este objetivos e metas e principalmente a forma de acompanhamento destas informações – planilhas, dashboards ou softwares.
Qual o diferencial dos KPIs na gestão de custos?
Como vimos até aqui os KPIs nada mais são do que ferramentas para o auxílio da gestão de uma organização. Eles trazem dados concretos sobre o desempenho do negócio e não são baseadas em suposições, são dotados de previsibilidade elemento essencial quando falamos em gestão e em qualquer área.
No setor de custos não poderia ser diferente. Os KPIs podem se tornar uma peça chave neste setor, que há tempos tem se mostrado cada vez mais desafiador, principalmente com o advento da recessão, instabilidade econômica e alta do dólar que atinge principalmente a importação de insumos de produção.
Portanto, o acesso a informações concisas, fundadas, e de qualidade torna-se necessário para controlar e medir um dos maiores “mandatários” de uma organização, que são os custos.
Ter o conhecimento de onde reduzir, onde investir, encontrar gargalos, cortar desperdícios ou até mesmo atividades inviáveis são tarefas primordiais ao setor de custos, tornando-se então, essencial para garantir o crescimento e em alguns casos até mesmo a sobrevivência de uma organização.